RECEBER BEM, O RITUAL E A ARTE JÁ ESTÃO NO BRASIL

 
 
Decorar com flores, dar requinte e conforto para seus convidados, qual o melhor dia? Hora? Almoço ou Jantar? Montar a mesa com o melhor dos pratos, talheres, copos modernos de cristais para vinho e água, guardanapos de linho, dois a três dias de preocupação e cuidados com o que servir, quem irá servir? Quem será que vai cozinhar? Quem será o chef?

O brasileiro está entre os mais receptivos e acolhedores povos do mundo, até é classificado entre os 10 que melhor recebe em suas casas. Os almoços e jantares são sempre quentes, charmosos e carinhosos.

Porque não nos sofisticamos e buscamos seguir um ritual conhecido como “perfeito” no mundo da eno-gastronomia.

Vocês vão ver agora como combinar melhor todo o ritual anterior com a arte de servir bons vinhos.

Às vezes as pessoas evitam este tema, pois acham que vão gastar demais, minha intenção é que todos tenham acesso a estes momentos dentro do custo possível de cada um e saiam da mesmice, oferecendo almoços, jantares ou festas sem nenhum charme no serviço, na comida, no vinho ou nos copos.

Todo almoço ou jantar é muito parecido, é muito importante seguir as tradições seculares, harmonizando o prato e o vinho pelo seu encorpamento.

– Receba a porta com a mais espiritual e alegre das bebidas = O champagne, com appetizers e delicadezas gastronômicas.

– Busque servir o primeiro prato leve, como peixes, frutos do mar, carnes brancas, etc, e combine com um bom vinho branco seco.

– No prato principal, sirva algo mais encorpado, caças, pastas ou carnes diversas, ao molho com mais personalidade e combine com o que você puder servir de melhor em vinhos tintos.

– Na sobremesa, nunca esqueça de servir um vinho doce, branco ou tinto combinando com o tipo da sobremesa, exemplos: os vinhos brancos doces são para as sobremesas mais delicadas, os tintos acompanham melhor as sobremesas a base de chocolate (O Porto).

O básico é isto, mas existem algumas diferentes formas de servir, como receber com um bom vinho do porto. Na entrada servir um doce Sauternes com foie gras, vinhos doces com queijos fortes, vinhos tintos com queijos leves e até bebericar um vinho doce após o café, junto com o charuto. Cuidado! Se você for receber apreciadores de charuto, prepare o ambiente para tal e também não se esqueça de trocar os copos adequados para cada vinho, este ritual é um dos mais sofisticados.

(Lopes, O Homem do vinho)

Fonte: www.terroirvinhos.com.br

Published in: on novembro 30, 2008 at 10:57 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://silvaniaweiss.wordpress.com/2008/11/30/receber-bem-o-ritual-e-a-arte-ja-estao-no-brasil/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: